A Colômbia é reconhecida como um dos países com melhores cafés do mundo e um dos maiores produtores, ficando atrás somente do Brasil e do Vietnã. Mas, é em Bogotá, com seu clima mais frio que o café é mais apreciado. Há MUITAS cafeterias em Bogotá, em algumas ruas uma do lado da outra, cada uma com sua especialidade, seja o grão do café, o método de preparo, o ambiente entre outros.
Vem com a gente conferir algumas cafeterias para conhecer em Bogotá?!
Sumário
Vou começar essa lista de cafeterias para conhecer em Bogotá com a cafeteria que mais gostei de conhecer na cidade: Colo Coffe. Visitei a unidade localizada na Zona T, que possui um ambiente bem bacana.
Eles contam com 3 tipos de cafés: Ancestros ( variedades cultivadas na Colômbia anteriormente, os cafés que fizeram o país ser reconhecido ao redor do mundo), Diversos (cafés que mostram a diversidade, através de regiões e histórias) e Contemporáneos (cafés inovadores, pensados para criar novas experiências, com cultivos e fermentações não convencionais). Esses três tipos preparados em diversos métodos.
Por lá podemos provar o cappuccino, cafe latte (meu pedido), espresso, flat white, cold brew, prensado, filtrado, etc. Além de comidas como: croissant (pedi um com amêndoas que estava incrível), alfajor, empanadas (também uma delícia) pão de queijo, alguns tipos de bolos e tortas salgadas entre outros.
A unidade que visitei da Colo Coffee está localizada na Zona T, na Carrera 6a #117-26, Bogotá.
O Tropicallia Coffe é uma cafeteria que usa em seus métodos cafés especiais, provenientes de pequenos produtores que revelam a identidade do território nacional através das notas de cafés e sabores. Todos os grãos usados são torrados diariamente, para garantir frescor e qualidade aos clientes. E alguns desses grãos receberam diversos prêmios.
Com relação as bebidas, por lá podemos provar cafés filtrados, bebidas quentes, como: espresso, cappuccino, café latte, flat white. Algumas bebidas frias, como: iced coffe e cold brew, além de sucos naturais e bebidas com álcool. Todas essas opções de bebidas podem ser acompanhadas com croissant, crumble de maça, muffin, waffles, e tortas de diversos sabores.
O Tropicallia Coffe está localizado na Calle 81 A.
Quando estava pesquisando o que conhecer em Bogotá encontrei vários lugares falando desta cafeteria, localizada no centro histórico da cidade. O grande diferencial desta cafeteria é que no local também funciona uma Escola de Baristas e, é bem possível que quem te atenda e prepare seu café seja um estudante, acompanhado sempre do seu “professor”.
Com relação ao menú, podemos citar: espresso, americano, cappuccino, macchiato, mocca, latte, flat white, além dos cafés clássicos gelados e opções com chocolate (meu pedido, pois o dia estava bem quente). Além disso, as especialidades são os cafés servidos nos métodos aeropress, syphon e turcos, e as diversas comidinhas feitas na padaria artesanal (uma delícia).
O Azahar, localizado perto Parque 93, é especializado em cafés especiais, buscando cafés de cafeicultores com produtos exclusivos e notas exclusivas e únicas, que podem varias entre pêssego, melão, mel e lima, além de ser um café muito aromático.
Com relação ao cardápio podemos citar: espresso, americano, cappuccino, macchiato, mocca, latte, flat white, além dos cafés clássicos gelados como o cold brew. Todos esses cafés, feitos em diferentes métodos, podem ser acompanhados com: torradas com abacate, croissant, pandebono, galletas e tortas doces.
São duas unidades em Bogotá, a Azahar Parque 93 está localizado na Calle 93B e, a Azahar Café Nogal na Cra 9 no. 79A-23.
O Libertario Coffee tem como propósito apoiar cafeiculturas que promovem a sustentabilidade ambiental e social do país, com cafés originados de diversas partes da Colômbia como: Tolima, Huila, Cundinamarca e Sierra Nevada de Santa Marta, que trazem diferentes aromas, sabores e fragrâncias nas taças de café servidas.
Com relação ao cardápio podemos citar: cold brew, cappuccino, espresso, coados, opções de chás e sucos, e opções achocolatadas, além das comidas: sanduiche de abacate, brownie, bolo de cenoura, waffles, pão de queijo, entre diversas outras.
O Libertário possui algumas unidades, uma delas localizada na Zona G, na Calle 70A#5-37, outra na Calle 122 #17a-56, outra na Carrera 13 #85-13 e uma unidade no bairro Getsemaní, em Cartagena (a que eu visitei).
O Café Cultor é uma marca de café especial, com cafés vindos de 7 regiões diferentes e tem por missão mostrar que o café é mais que uma indústria e vai muito além de uma bebida que faz parte da rotina.
Por lá podemos provar o cappuccino, cafe latte, espresso, flat white, cold brew, prensado, filtrado, opções geladas ou com chocolate, etc. Além de comidas como: croissant, empanadas, pão de queijo, alguns tipos de bolos e tortas salgadas, cookies, brownies entre outros.
O Café Cultor está localizado na Calle 71 #10-47.
O Quíndio Café, assim como o Juan Valdez é uma rede, com dezenas de lojas espalhadas pelo país. Mas, acredito que seja um pouco mais sofisticado e com alguns produtos mais “ousados” que vão além dos usuais vendidos no Juan Valdez. Um exemplo dessa “ousadia” é a Limonada de café, uma opção gelada e bem refrescantes.
Mas, além dela, também são vendidos espressos, café tinto, coados, frapuccinos e cappucinos, sucos e opções de bebidas com chocolate. Além das comidas, claro.
Há diversas unidades do Café Quindío espalhadas pela cidade e pelo país, principalmente dentro de Shoppings e Aeroportos.
Bogotá me surpreendeu no quesito comidas de rua. Eu tinha lido em vários lugares falando que comida de rua era algo bem forte e típico na Colômbia, mas, não imaginava a diversidade e qualidade de produtos que eu encontraria. Pelas ruas da cidade podemos encontrar lugares que vendem as famosas arepas, pan de bono, lanches, canelazo y aromatica e, para minha surpresa: café.
O cheiro que vinha deste carrinho era MUITO bom e atraia diversos moradores e trabalhadores locais. Eu só não provei nenhum de lá pois tinha acabado de sair do Arte Y Pasion Café. Na barraquinha há opções de café tinto, cappucino, aromatica, café moido etc.
Por último, mas, não menos importante, o Juan Valdez é uma rede, com cafeterias espalhadas por todo o país. É impossível você ir para a Colômbia e não ver pelo menos umas 10 delas no seu caminho, seja pela rua, dentro de algum museu ou prédio e ponto turístico ou, nos aeroportos. Embora seja uma rede, vale a pena conhecer e tomar um café nesta cafeteria considerada a “Starbucks” da Colômbia.
Eu fui no Juan Valdez duas vezes. Na primeira, pedi um café gelado mas, não gostei (havia muito gelo e deixava a bebida MUITO aguada), na segunda vez, pedi um frapuccino de café com chocolate e chantily e, esse sim, estava uma delicia. O cardápio nas lojas é bem extenso e parece muito com o do Starbucks mesmo, desde espressos a frapuccinos, bebidas quentes e geladas, chás e sucos, e comidinhas prontas e snacks que vão desde pão de queijo, croissants, bolos e tortas.
A minha ideia, neste post, era fazer uma lista com 10 cafeterias para conhecer em Bogotá. Mas, vou deixar a 10 opção com vocês. Fazer uma lista com 10 cafeterias é bem difícil. Uma simples caminhada pelas ruas de Bogotá encontramos dezenas (sério) de cafeterias que vendem os mais diferentes tipos de cafés, feitos de diferentes métodos e, de diferentes qualidades. Dá uma olhada neste print que fiz do Google Maps quando estava por lá:
Bom, essas foram algumas dicas de cafeterias para conhecer em Bogotá. Qual quer conhecer quando for para lá? Ou, conhece alguma que deveria estar nessa 10 opção. Me conte, Qual você me indica?
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Gosta de cafeterias? Não deixe de ver esses posts:
Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema Top 10. Vem com a gente conferir sobre o que eles escreveram?!
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…
Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…
Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…
Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…
O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…
[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…
Veja os comentários
Adorei e já salvei sua lista das 10 cafeterias em Bogotá, seu top 10 está nota 10 mesmo. Parabéns pelo post.
Eu sou apaixonada por Cafeterias. Por onde viajo, sempre tenho que conehcer pelo menos uma cafeteria. Agora, com seu post tenho 10 maravilhosas opções de cafeterias para conhecer em Bogotá!! Obrigada!
Como amante de café e cafeterias pelo mundo que sou, posso dizer que adorei o seu top 10 de cafeterias em Bogotá. Eu não conheço a cidade ainda, mas com certeza vou colocar uma dessas cafeterias na minha lista quando for turistar. Ou TODAS!
Achei super interessante o conceito por detrás de cada uma dessas cafetarias. Sou apaixonada por café e acho que qualquer uma delas iria ser uma boa escolha para beber um delicioso café e experimentar diferentes sabores.
Deu água na boca ler seu artigo. Cada dica melhor que a outra
Sou apaixonado por café e fiquei fascinando com tantas opções de café. Não consegui sair deste artigo
Sou apaixonado por café e fiquei fascinando com tantas opções de café. Não consegui sair deste artigo imaginando o cheiro
Muito interessante sua lista de Cafeterias em Bogotá, visitamos a cidade em uma conexão voltando de Cancun para Belo Horizonte e tivemos a oportunidade de conhecer a Cafeteria Juan Valdez do Aeroporto Eldorado, muito bacana, por sinal.
Adoraria retornar para conhecer outras atrações que não tive tempo e incluir as outras cafeterias em meu roteiro. Abraço.