Batu Caves, o Templo Hindu de Kuala Lumpur

Batu Caves é um dos pontos turísticos mais famosos da Malásia e é considerado o maior complexo de templos hindu fora da Índia, dedicado ao Deus Subramaniar. Este é um ponto que não pode ficar de fora do seu roteiro por Kuala Lumpur, independente da sua religião. Vem com a gente conferir como foi visitar Batu Caves?!

Batu Caves

Localizado no distrito de Gombak, as Batu Caves estão a aproximadamente 15 km do centro de Kuala Lumpur. O complexo, formado por três principais cavernas, onde estão localizados vários templos e santuários, conta histórias sobre o hinduísmo e seus templos são destinados a diversos deuses. O local recebe cerca de 3 mil turistas por dia, um número que aumenta muito durante o Festival Hindu Thaipusan, onde cerca de 1 milhão de devotos vão em procissão do centro da cidade até os templos de Batu Caves.

Resolvi ir até a Batu Caves de trem e logo ao sair da estação, dei de cara com uma enorme estátua do Lord Hanuman, o Deus das causas impossíveis, também conhecido como Deus-macaco.

Escultura de uma Deusa hindu em Batu Caves

Aos pés desta estátua já é possível admirar diversos santuários, todos bem coloridos. Ah… para entrar neles é preciso tirar os sapatos!

Templo
Templo no Acesso

Fiquei um tempo admirando as cores e detalhes destes templos e depois segui para o principal ponto, onde está a estátua que mais chama a atenção e é simbolo de Batu Caves, a do Deus Murugan, toda dourada e com 43 metros de altura, que fica em frente aos famosos degraus coloridos que te levam até o interior da caverna.

Eu em Batu Caves

Em 1920 todos os degraus que levavam até o interior da caverna eram de madeira, que após um tempo foram substituídos por degraus de concreto e desde 2018 foram pintados de uma maneira toda colorida, dando um charme ainda maior para o complexo de templos.

Depois de subir os 272 degraus, desviando de dezenas de macacos prontos para tentar pegar sua câmera, ou qualquer tipo de comida que você esteja segurando, chegamos até a a principal área, chamada de Temple Cave, também conhecida como Cathedral Cove.

Escadaria Batu Caves

A caverna principal tem aproximadamente 60 metros de comprimento e 30 metros de altura, e nela, parece que você está em outro lugar, com um cima úmido e gotas caindo, o que deixam o chão molhado. Os templos no interior da caverna todos coloridos, com diversos detalhes, contrastam com os tons de cinza das pedras, criando um ambiente único.

Interior Batu Caves
Interior Batu Caves
Templo
Interior Batu Caves
Detalhes e cores

Lá ao fundo, mais uma escadaria, onde ao subir chegamos a uma área aberta, ao ar livre, com mais uma área destinada para rezas, e com mais muitos macacos. MUITOS!

Macacos
Interior da Caverna

Além da caverna principal, Batu Caves tem outras duas cavernas abertas para visitação, uma delas no meio da escadaria, onde só é possível visitar com um guia (ouvi diversos relatos que esta caverna é bem claustrofóbica e com vários insetos, e por esse motivo decidi não visita-la), e outra na entrada de Batu Caves, atrás da estátua de Hanuman, o Deus-macaco, destinada as histórias e fabulas do hinduísmo.

Fiquei um tempo pelo templo principal, depois desci as escadas, fiquei mais um tempo tirando algumas fotos, vendo as diversas lojinhas e voltei para o centro da cidade. Como era meu ultimo dia por Kuala Lumpur queria conhecer mais alguns pontos turísticos.

Como chegar em Batu Caves

Batu Caves está localizada a aproximadamente 15 km do centro da cidade. O jeito mais barato e fácil de chegar nas cavernas é indo de trem, uma viagem de aproximadamente 20 minutos.

Outra maneira é ir de táxi, ou carros de aplicativo. Do centro da cidade, a viagem varia em torno de 30 a 40 minutos, dependendo do transito, e varia em aproximadamente $10 dólares. Alguns motoristas ainda te esperam e trazem de volta, por um valor a mais na corrida! Vale a pena negociar!

Dicas para visitar Batu Caves

Se você tem medo de macacos este pode ser um passeio que pode ser repensado. São centenas de macacos que ficam andando em todo o complexo. Além disso, eles são bem espertos e estão sempre prontos para “roubar” os turistas. Fique atento com sua câmera, celular, óculos de sol e… andar com comida na mão não é uma boa ideia.

Leve sempre uma garrafinha de água, os 272 degraus são bem íngremes e cansam bastante.

Preciso de Visto para visitar a Malásia?

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Malásia, se estiverem a passeio por até 90 dias. Porém, se você for ficar mais do que esse período, é necessário visto, que deve ser solicitado no Brasil.

Onde se Hospedar em Kuala Lumpur

Kuala Lumpur possui centenas de opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hotéis 5 estrelas à hostels, todos linkados para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.

Hotéis 5 estrelas: The Majestic Hotel Kuala Lumpur – Autograph Collection, Pullman Kuala Lumpur City Centre Hotel, Dorsett Kuala Lumpur, Mandarin Oriental e o Sangri-La Hotel Kuala Lumpur.

Opções de Hotéis 4 estrelas: Impiana KLCC Hotel, Ibis Kuala Lumpur City Centre, citizenM Kuala Lumpur Bukit Bintang, Mercure Kuala Lumpur Shaw Parade e o Element Kuala Lumpur by Westin.

Hotéis 3, 2 e 1 estrela: Greystone Boutique Hotel, Komune Living, Holiday Inn Express, Leo Palace New Wing e o Bunk & Bilik Hotel Sri Petaling.

Hostels: Penthouse on 34, Amthyst Dorm KLCC, Kitez Hotel & Bunkz, Reggae Mansion Hostel Kuala Lumpur e o Mingle Highstreet.

Preciso de Seguro Viagem?

A dica é sempre viajar com seguro viagem, não só na Malásia, mas qualquer país. A Ásia é responsável por um dos maiores acionamentos de seguro, geralmente por pessoas passando mal devido a alimentação. A Seguros Promo sempre tem ótimas promoções, e por esse link, tem desconto. 🙂

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Kuala Lumpur. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Eu não fazia ideia de que a Batu Caves era tão grande assim por dentro. Preciso de um dia inteiro para visitá-la ou meio dia é o suficiente?

    • Olá! É bem grande né?! Em meio dia você consegue aproveitar bem Batu Caves, da para conhecer os templos e tirar bastante foto! :D

  • Muito linda a Batu Cave, adorei as cores dos templos e os macacos misturados com os visitantes.
    Dica anotada para quando for a Kuala Lumpur

    • Que legal que gostou! Com certeza esse lugar tem que entrar na sua lista quando visitar KL! :D

  • Eu amo Batu Caves, fui a primeira vez em 2016 e voltei ano passado para ver as escadas pintadas com essa explosão de cores. Na real eu gosto muito de Kuala Lumpur, já vi tudo o que tinha pra ver, mas ainda voltaria mais vezes.

    • Que legal!
      Eu adorei Kuala Lumpur também! tinha visto vários relatos de que dois dias eram mais que suficiente! Ainda bem que fiquei mais tempo e pude descobrir muitas outras coisas super interessantes por lá! Também voltaria! :D

  • Quando visitei as Batu caves ainda não eram assim coloridas, pelo menos as escadas, mas já eram bastante impressionantes. Gostei imenso do lugar. Você me fez revisitá-lo.

  • Ah, eu sempre fico maravilhada com as fotos que vejo de Batu Caves. Pra pegar essa escada vazia só madrugando, né? Rs e não sabia desse lance dos macacos. Muito curioso. Adorei o relato.

    • Nossa, para pegar vazio eu acho que só madrugando mesmo! Fiquei por lá umas 2 horas e o tempo todo estava bem cheio!
      Obrigado :D

Posts recentes

10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se…

17/10/2020

15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São…

12/10/2020

O Que Fazer em Balneário Camboriú

[Um Viajante Diferente] Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú conta com pouco…

07/10/2020

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao…

02/10/2020

Os Principais Templos em Bangkok

Há centenas de templos espalhados por Bangkok. Andando pela cidade vemos vários em uma mesma…

25/09/2020

Hotéis na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro não é uma tarefa nada fácil. Neste post…

14/09/2020