Roma

Igrejas em Roma para colocar no seu roteiro

É praticamente impossível andar por Roma e não encontrar uma igreja pelo caminho, são centenas de igrejas espalhadas pela cidade, umas bem pequenas, outras bem grandes, algumas no estilo barroco, outras renascentistas, algumas com pinturas incríveis e outras que servem como mausoléus, enfim, o fato é que você vai passar por igrejas e conhecê-las faz parte de qualquer roteiro de uma viagem a Roma. Separei neste post algumas, das várias, igrejas que conheci, cada uma com sua particularidade e algo que me chamou a atenção e hoje indico a visita. Vem com a gente conferir algumas das Igrejas em Roma?!

Igrejas em Roma

Basílica S. Maria degli Angeli e dei Martiri

A Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, ou Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, é uma igreja renascentista e foi projetada por Michellangelo. Quando estamos andando pela Piazza della Repubblica e vemos a construção, parecendo estar em ruínas, não imaginamos como é o seu interior. Grandioso. A igreja é famosa por ter em seu interior a linha Meridiana traçada por Francesco Bianchini em 1703, que indicava o meio-dia, a chegada dos solstícios e os equinócios, e que funcionava como um calendário.

Foi justamente por essa diferença do externo x interno que coloquei esta igreja na lista.

Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri
Interior da Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

Chiesa di S. Ignazio di Loyola

A Chiesa di S. Ignazio di Loyola, ou Igreja de Santo Inácio de Loyola, é uma igreja construída no estilo barroco entre os anos 1626 e 1650. A pintura no teto da Igreja foi feita por Andrea Pozzo e nos mostra uma perspectiva incrível.

Interior da Chiesa di S. Ignazio di Loyola
Pintura Chiesa di S. Ignazio di Loyola

Chiesa di S.Agnese in Agone

A Chiesa di S. Agnese in Agone, é uma igreja barroca localizada em frente à Piazza Navona, uma das praças mais famosas e turísticas da cidade. Quando estava na Piazza nem sabia que por ali havia uma igreja, quando vi resolvi entrar para ver se nela havia algo de diferente das outras, e para a minha surpresa me deparei com essas pinturas em sua cúpula. Lindo né?

Chiesa di S. Agnese in Agone

Santa Maria della Vittoria

A Igreja Santa Maria della Vittoria pode não ter uma entrada imponente como algumas igrejas em Roma, mas seu interior é bem interessante. É nesta igreja que está a escultura “o Êxtase de Santa Teresa” de Gian Lorenzo Bernini. E ver essa escultura de perto é o que me fez coloca-la em meu roteiro.

Santa Maria della Vittoria
Interior da Santa Maria della Vittoria

Pantheon

O Pantheon é uma das principais e mais famosas igrejas de Roma. Construído na época romana o local não lembra muito uma igreja. Este é um dos lugares que mais gosto, entrar no Pantheon, olhar pra cima e ver sua cúpula, com um “furo” no centro, a luz entrando e iluminando todo o ambiente é uma sensação única. 

Pantheon

Hoje, além de igreja o local também é usado como mausoléu, lá estão: o Rei Vittorio Emmanuele II, o também rei Umberto I e o pintor Rafael Sanzio.

Piazza del Popolo

É na Piazza del Popolo, ou Praça do Povo, que estão localizadas as Igrejas Santa Maria in Montesanto e a Nossa Senhora dos Milagres. 

Quando fui a Roma essas duas igrejas estavam fechadas e não as visitei por dentro. Coloquei elas na lista pelo visual. As duas são consideradas igrejas gêmeas, são muito parecidas, e em um olhar rápido podem parecer até idênticas. 

Igrejas na Piazza del Popolo

Chiesa Santa Maria in Cosmedin e a Bocca della Verita

A Chiesa Santa Maria in Cosmedin foi construída no século VIII. Esta igreja recebe centenas de visitantes por dia por conta de ter em seu pórtico a “La Bocca della Veritá”, ou a boca da verdade. Uma escultura de aproximadamente 1,75m de altura.

Diz a lenda que você deve colocar sua mão no interior da boca da escultura e, se ela te morder …. você é um mentiroso. Coloquei a mão e… ufa, não me mordeu. Ahh, a fila para entrar nessa igreja pode demorar.

Chiesa Santa Maria in Cosmedin
Bocca della Veritá

Vaticano

Como sabemos o Vaticano é um país independente dentro da Itália, mas ele está inserido em Roma, como se fosse algo único. A Basílica de São Pedro é gigante, conhece-la junto com o museu do Vaticano é um passeio para um dia todo e vale muito a pena! Muito. Se quiser ler mais sobre o local recomendo o texto: Basílica São Pedro e Museu.

Interior da Basílica

Em uma visita à Basílica podemos subir até a Cúpula e ter uma vista incrível da cidade de Roma. 

E depois de 551 degraus. Vista de Roma a partir da cúpula da Basílica.

É impossível conhecer e falar sobre todas as igrejas e templos que existem na cidade de Roma, além dos que eu citei acima há inúmeras outras que são bem importantes para a cidade, para a igreja e para os moradores.

Mapa com as Igrejas

Blogagem Coletiva

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, com blogs amigos, com o tema Templos Maravilhosos. Vem ver sobre o que eles escreveram?!

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Roma.E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Fui a Roma em 2012 e lembro de ter me encantado pelo Pantheon, pelos poucos dias não entramos em muitas, e com o teu post cheguei a conclusão que precisaria de muitas idas até lá para conhecer um terço delas (desculpa boa para ir a Itália várias vezes).

  • É tanta igreja incrível em Roma que fica até difícil listar quais as melhores né? De todas que você colocou na sua lista só não conheci a Santa Maria della Vittoria e a Chiesa Santa Maria in Cosmedin e a Bocca della Verita. Quando fui, tive uma overdose de igrejas rsrsrs e não consegui ir em todas as tops. Mas já listei aqui que quando eu voltar à cidade, vou nestas também! Espero que seja em breve hehehe.

  • Muito interessante a Basílica Santa Maria degli Angeli. Realmente deve valer a pena a visita. Aliás, todas elas muito bonitas. E que vista maravilhosa da cúpula da Basílica! Ah, Roma...

  • Estou namorando a Itália a anos, esse post vai entrar pro planejamento do roteiro.

  • Que seleção maravilhosa, destas só conheço a Basílica de São Pedro, no Vaticano e o Pantheon, que são belíssimos realmente. Dizem que Roma tem uma igreja para cada dia do ano, deve ser por isto que não conheci as outras em minhas duas vezes na cidade, rsrs.

  • Roma tem tantas igrejas que é uma ótima escolha de tema! O Vaticano é impressionante e grandioso. As outras igrejas escolhidas só mostram a beleza da arquitetura italiana. Demais! Amei o post.

  • Acho que para cohecer todas as igrejas de Roma teria que fazer uma viagem só pra isso, porque eu me demoro nelas, adora observar os detalhes, as pessoas rezando... Acabei indo a apenas 3 desta sua lista, mas uma que visitei 2 vezes você não mencionou, anota aí, Diego: a Basílica Santa Maria em Trastevere.

    • Nossa que bacana essa basílica que você comentou, pesquisei aqui e os detalhes são lindos. Na próxima vez que for a Roma vou visitá-la =)
      Obrigado pela dica Márcia

  • Você andou e encontrou cada belezura, hein! Muito lindas! E foi corajoso também, de colocar a mão naquele bichão! hahaha Adorei as dicas :D

  • Que melhor lugar para visitar igrejas do que Roma? Adorei a seleção, muito bom para para um roteiro pela viagem.

  • Diego, adorei esse post! Muito interessante e útil para quem visitar Roma. Gostei de todas, mas dessa sua seleção de igrejas em Roma, o que me chamou mais atenção foram as "gêmeas" e a vista da cidade a partir da cúpula!

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023