Paris

5 dias em Paris, na França

Decidi fazer todo o mochilão de trem. Sai de Milão, estação Porta Garibaldi, com destino a estação de Paris – Lyon, foram aproximadamente 07h20min de viagem com o trem de alta velocidade da TVG, porém com algumas paradas para entrada e saída de passageiros.

Assim que cheguei, deixei a mala no hostel, St. Christopher Inn Canal (um pouco longe do centro da cidade, mas próximo de duas estações de metro, um dos melhores que já me hospedei),  e segui em direção a Torre Eiffel, o principal monumento da cidade, projetado apenas para uma exposição temporária.  Uma dica que me deram e é super valida, ” Suba na torre no fim da tarde pois o por do sol é sempre TOP!” Olhei no relógio e vi que eram 18hs e falei: é hoje! A vista a 281 metros de altura é incrível e o por do sol sensacional !

Outra dica é que diariamente (no verão às 21hs), eles acendem as luzes da torre. Vale a pena ficar nas escadas da Praça do Trocadéro e assistir por uns minutos ! ( Bem romântico … haha).

Torre Eiffel
Por do sol – Vista da Torre Eiffel

Foi neste dia que percebi que em Paris escurece bem tarde. Perdia a noção do tempo todos os dias que estava lá. Saia cedo do hostel e quando via já era bem tarde … hora de voltar e dar notícias para a família rsrs.

Dia 01

No primeiro dia encontrei minha tia e fui para o Musée du Louvre. O Louvre é gigante e você passaria dias lá dentro se quiser ver todo o acervo com calma. Vá cedo, um pouco antes do museu abrir que a fila é bem pequena e veja as obras que mais tem interesse. Há placas indicando onde fica a Monalisa por todo o museu, mas de uma olhada o quão interessante também é a obra que fica do seu lado oposto.

Hall de acesso ao Museu do Louvre
Sala onde encontra-se a Monalisa

Após o Museu do Louvre seguimos a pé , pelas margens do rio Sena até mais um museu bem importante, o Musée D`Orsay, com diversas obras de Van Gogh, Milliet, Renoir, Degas etc.

Paris tem uma variedade enorme de museus. E muitos deles são de graça. O blog Viajei Bonito escreveu sobre eles.

Como minha tia só estava em Paris por um dia, saímos deste museu e fomos até a torre Eiffel, para ela tirar algumas fotos e após isso seguimos pelas margens do Rio Sena, em direção a Catedral de Notre Dame de Paris, uma catedral no estilo gótico, passando pela Ponte Alexandre III, atravessando esta ponte você vê o Grand Palais, conhecido pelo seu teto de vidro, e o Petit Palais, um museu de Belas Artes. Seguindo pelo Sena chegamos à Pont des Arts, quando ainda era possível observar os milhares de cadeados presos em suas estruturas.

Deixei uns 10 cadeados, algum tinha que dar certo né? haha. Brincadeira.

No entorno do Sena acontece uma verdadeira lição de arquitetura e urbanismo, com o uso de espaços públicos, onde em todo o percurso do rio há áreas de exposições, para descanso, com food trucks, para ouvir musica, para jogar, ler, dançar etc.

Uso de Espaços Públicos no entorno do Rio Sena
Uso de Espaços Públicos no entorno do Rio Sena
Uso de Espaços Públicos no entorno do Rio Sena

Dia 02

No dia seguinte, já sozinho novamente. Visitei o Centre George Pompidou, um museu de arte moderna e contemporânea, projetado por Renzo Piano e Richard Rogers. À tarde ao Panteon, onde estão sepultados Voltaire, Russeau, Alexandre Dumas, Jean Monnet entre diversas outras figuras francesas importantes . E um pouco mais a frente está o Jardins du Luxembourg, com seu palácio. Bem legal para dar uma descansada.

Jardin du Louxembourg

Dia 03 – Versailles

Deixei o terceiro dia separado para uma visita à Versailles. Você pode ler sobre essa visita clicando aqui.

Dia 04

No quarto dia fui andar pela Champs-Elysées, desde o Arco do Triunfo até o Museu do Louvre. Esta avenida, conhecida por ser o principal eixo da cidade, também é onde as principais lojas querem ter uma vitrine, como a loja oficial do Paris St. Germain, a loja conceito da Mercedes, Citroen, Louis Vuitton, Abercrombie, Disney entre outras.

Não sabe onde se hospedar em Paris? Dê uma olhada nos hotéis mais reservados pelo Booking.

Andando pela Champs-Elysées, você passará pela Place de la Concorde, famoso pelo seu Obelisco, local onde morreu Maria Antonieta. Um pouco mais a frente fica a entrada do Jardin des Tuileries, à direita fica o Musée de L`Orangerie e à esquerda a Galerie Nationale du Jeu de Paume.  Seguindo pelos jardins você verá o Arco do Triunfo do Carrossel, e atravessando a avenida a Pirâmide do Louvre. Neste dia vi um dos melhores pores-do-sol.

Por do sol – Pirâmide do Louvre.
Por do Sol – Pirâmides do Louvre

Dia 05

No último dia em Paris, visitei a Basílica Sacre-Coeur, a vista que você tem da cidade à partir da entrada da Basílica é incrível. A única coisa tensinha são os vendedores que ficam tentando te vender ”fitinhas da sorte” nas escadas, principalmente se ver que você é turista. E quem não é?

Uma coisa que gostei muito de ver em Paris e sinto falta é como o espaço público é bem utilizado. Outro exemplo, além das margens do Sena, são os jardins e praças da cidade, sempre cheios.

Jardin des Tuileries

Outros lugares que você pode visitar são a Catedral de Saint Chapelle, Galerias Lafayete, Rolland Garros e Moulin Rouge, estes últimos dois eu não fui. Uma dica é visitar a Ópera de Paris, o blog receitinhas e viagens contou como foi a visita deles por lá.

Outro ponto que podia ser visitado no dia 05 é a Disneyland de Paris. Recomendo o post do Blog Ligado em Viagem, que conta como foi a experiencia deles por la. 

Gastronomia e compras em Paris

Com relação à gastronomia, um dos pratos mais tradicionais é o crepe, tanto doce como salgado, Hot-dog francês e os macarrons. Há muitos restaurantes e bistrôs espalhados pela cidade e quanto mais perto de pontos turísticos mais caros. Se a ideia é fazem compras em, indico o texto do Blog Ligado em Viagem, com 4 lugares para comprar em Paris.

Como se locomover em Paris

É muito fácil se locomover a pé em Paris, mas se você for para lugares ou estiver hospedado mais longe, o metro, ou metropolitain como é chamado lá te leva para todos os lugares. A dica é sempre validar o bilhete, mesmo que a catraca esteja liberada…. Sempre há fiscais verificando se o bilhete foi ou não convalidado e em caso negativo … pagará uma multa salgadinha.

Se quiser como chegar ou sair nos Aeroportos de Paris, recomendo o texto do blog Diário de Navegador.

Mapa metro Paris. Retirado de: <http://2.bp.blogspot.com/-S2L5m-ZFW6I/UA7JTNTYSxI/AAAAAAAAI1U/VjIqPGiHRC4/s1600/mapa+metro-paris.png>
Torre Eiffel à noite

Após Paris, parti para o meu último destino do mochilão antes de voltar para São Paulo foi a cidade de Londres- Inglaterra.

Onde se hospedar em Paris

A cidade de Paris possui centenas de opções de hospedagens, para todos os tipos de pessoas e bolsos. Escolher um hotel não é uma tarefa fácil. Separei neste post algumas opções de hospedagem, todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.

Hotéis 5 estrelas: Paris Marriot Champs Elysees, Hotel Du Collectionneur Arc de Triomphe, Radisson Blue Champs Elysees, Hotel Bel Ami, e Maison Albar Hotel.

Opções de hotéis 4 estrelas: Hotel beauchamps, citizenM Gare de Lion, Mercure Paris Centre Tour Eiffel, Pullman Paris Tour Eiffel, Saint James Albany Paris Hotel.

Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Hotel Locomo, Hotel Azur Paris Gare du Lion, Ibis Styles Paris Bercy, Kyriad Hotel Bercy Village, Hotel Terminus Lyon.

Hostels: St. Christophers Inn Canal, St Christophers Inn Gare du Nord, Generator Paris, Adveniat Paris.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Paris. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Museus em Paris, Versailles. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Paris a cidade luz da Europa, uma das mais charmosas cidade do mundo to precisando voltar já faz alguns anos que não vou. Mudou muita coisa na cidade?

  • Paris é linda ! Cenário de diversos filmes que me encantam, uma cidade com grandes referencias fotográficas para mim. Adorei o post, você escreve bem e com as suas dicas fica muito mais fácil aproveitar o que a cidade tem. A primeira foto do por do sol na Pirâmide do Louvre ficou perfeita. Parabéns !

  • Deve ser lindo ver a torre se acendendo né? Sabe que eu não sabia que tinha um horario certo pra acenderem aquelas luzes mágicas? Bom que facilita o planejamento pra gente não perder esse momento! E que loucura aquela sala da Monalisa do Louvre! Deve ser a maior concentração de pessoas por metro quadrado em Paris ahaha
    Sonhando em qualquer dia desses finalmente conhecer Paris <3

  • Diego, Paris é incrível, não é? Adorei o seu roteiro, bem completo e interessante! Fez-me voltar à Paris e viajar contigo. Morri de rir com os 10 cadeados que você colocou na Pont des Arts. hahaha Bjs!

  • Ótimo o roteiro de vocês, bem parecido com o que fizemos na nossa última ida a Paris. apesar de ser uma cidade com muitas atrações acho que em 5 dias dá pra explorar bem.

  • Amo Paris! :-) Nós moramos bem pertinho da cidade luz e acabamos indo pelo menos uma vez por ano. Muito bom post, Diego.

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023