Salvador

Acarajé da Dinha: O melhor Acarajé de Salvador

Já tinha ido muitas vezes à Salvador, mas, nunca tinha provado o Acarajé. Sempre fiquei com medo de comer e passar mal. Mas, na minha última viagem comentei com um amigo, que mora lá, que nunca tinha provado e queria experimentar o acarajé de algum lugar bom. Meu amigo ficou em choque e falou: “Você precisa conhecer o Acarajé da Dinha, é o melhor da cidade!”. Claro que, depois dessa super dica, fui até lá. Vem com a gente conferir como foi minha experiência por lá?!

Mas, primeiramente…

O que é o Acarajé?

O acarajé é uma comida típica da Bahia e uma especialidade gastronômica da culinária africana, e é um bolinho feito de massa de feijão fradinho, temperado com cebola e sal, e frito no azeite de dendê.

Após frito, ele é recheado com diversos itens, o mais famoso e pedido é o camarão, mas também é comum achar com recheios de: vatapá, caruru, salada de tomate e muita pimenta.

O Acarajé da Dinha

A barraca do Acarajé da Dinha está localizado no Largo de Santana, bem próximo à diversos pontos turísticos da cidade, como: a Praia do Rio Vermelho, a Praia da Paciência, o Largo da Mariquita (onde está o Acarajé da Cira) e o Antigo Mercado do Peixe de Rio Vermelho, uma área que foi revitalizada e hoje abriga vários restaurantes bem legais.

Cheguei lá por volta das 19 horas e a fila para comprar o acarajé já estava bem grande. A dica é: chegue cedo. Fiquei na praça até umas 20h 20h30 e sempre havia fila. Mas nada muito demorado.

Largo de Santana
Fila para comprar o Acarajé da Dinha

São duas opções: acarajé no prato ou no papel, ambos com, ou sem, camarão. Só depois que pedi o meu descobri que “no prato” é uma “versão para turistas”, além de ser uma opção menos apimentada (ainda bem!) e que, os moradores locais, preferem e sempre pedem “no papel”.

O Acarajé da Dinha

Além do acarajé também é vendido ali dois tipos de sobremesas: o bolinho do estudante (feito à base de tapioca e leite de coco) e as cocadas, com diversos sabores ( quando fui haviam de coco branco e coco queimado, mas, me falaram que tem uma de amendoim que é deliciosa).

Depois dessa experiência gastronômica voltei para o hotel descansar. No dia seguinte aproveitei para conhecer outro restaurante bem bacana, o Re Restaurante de Dona Suzana, que foi cenário na série Street Food – América Latina, da Netflix. Localizado bem próximo ao Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, com uma vista incrível!

Onde comer Acarajé em Salvador?

Se ainda quer mais dicas, além do Acarajé da Dinha, de onde comer acarajé em Salvador. Mais algumas dicas: o Acarajé da Cira ( localizado no Largo da Mariquita, bairro Rio Vermelho), o Acarajé da Regina (Praça de Santana, bairro Rio Vermelho), o Acarajé da Dona Emília ( em frente ao Porto da Barra) e o Acarajé da Loura (localizado na Avenida Santa Luzia).

Planejando Sua Viagem à Salvador

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Nossa, que delicia! Estava justamente procurando dicas de um bom acarajé pra provar, vou a Salvador a trabalho e não queria perder a oportunidade :D

    • Coloca o Acarajé da Dinha no seu roteiro! Também fui a trabalho pra lá e consegui aproveitar um pouco durante a noite!
      Você vai gostar bastante! É uma delícia! :D

  • Que delícia. Eu amooo comida típica e só de ver a foto desse acarajé, já morri de fome rsrsrs. O Acarajé da Dinha realmente parece ser o melhor Acarajé de Salvador.

    • É uma delícia! Não deixe de provar esse acarajé quando for à Salvador! :D :D

  • Ah Diego esse acarajé da Dinha eu provei quando fui a Salvador e te confesso que achei o melhor também. Só de lembrar me deu água na boca.hummmmm

    • Muito bom mesmo né? Melhor que comer o Acarajé da Dinha é só comer e ainda aproveitar a sobremesa haha!

  • Eu amo acarajé. Não sabia que esse da Dinha era considerado o melhor de Salvador. Vou ter que voltar kkkk. Obrigada pela dica.

    • o Acarajé da Dinha é uma delícia! Não deixa de provar na próxima vez que for a Salvador! :D

  • Não sabia que tinha essa versão no prato menos apimentada, é esse que eu tenho que pedir então. Adoro acarajé, mas nunca comi o da Dinha, que deu água na boca. Você achou caro, já que é tão famoso em Salvador?

    • Na verdade eu achei bem barato, eu pensei que seria pelo menos o dobro do valor. Se não me engano foi 8 reais.

  • Adoro experimentar os pratos tradicionais de cada lugar. Nunca estive na Bahia, não provei acarajé, mas tenho muita curiosidade. Já anotei a dica do Acarajé da Dinha (dicas de locais são as melhores)

    • Você que nunca provou acarajé tem que fazer igual eu fiz, ir direto no melhor! O Acarajé da Dinha tem que entrar no seu roteiro quando for para Salvador! :D

  • Só de olhar essas fotos, já fiquei com água na boca!! quando eu for para Salvador, com certeza vou provar o acarajé da dinha, pela foto parece ser uma delícia mesmo

  • Que delícia e que saudade de Acarajé! Deu muita vontade só de ver...

Posts recentes

Regiões do litoral paulista que você precisa conhecer!

As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…

12/07/2024

Chalés em Santo Antônio do Pinhal com hidro – Veja as melhores opções aqui!

Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…

18/06/2024

Chalé Damasco em Santo Antônio do Pinhal – Detalhes aqui sobre a hospedagem

Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…

18/06/2024

Chalé Cacau em Santo Antônio do Pinhal – Veja aqui tudo sobre a hospedagem

Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…

18/06/2024

Chalé Castanha em Santo Antônio do Pinhal – Descubra porque você precisa se hospedar!

O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…

07/06/2024

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024