Florença, ou Firenze, é uma das minhas cidades preferidas da Itália. Conhecida como a capital do Renascimento, é uma cidade que respira arte, tendo aproximadamente 50 museus. Isso mesmo que você leu, aproximadamente 50, mas não falaremos de todos eles. Listei os 4 museus imperdíveis em Florença que acho que não podem faltar em uma visita à cidade. Vem com a gente.
Sumário
É na Galleria dell’Accademia que está a famosa estátua feita por Michelangelo: o Davi, a original, já que você encontra réplicas em diversos pontos da cidade, como na Piazza della Signoria, no centro da cidade. A ideia de ir para este museu era exclusivamente para ver a estátua de perto, não sabia o que mais haveria no local, que por sinal tem diversas outras obras de arte riquíssimas em detalhes. Para entrar neste museu peguei a maior fila de todos os museus que fui durante o mochilão, tudo por que não comprei antecipado. Foram quase 4 horas de fila que andava lentamente, sob um sol de verão quentíssimo. Mas… depois que entrei e vi o “Davi”… o cansaço das 4 horas de fila sumiram como um passe de mágica. É na Accademia que também estão as esculturas “Prisões”, o “São Matheus” e a “Pietá Palestina”, todas também de Michelangelo.
O Palazzo Vecchio, ou Palácio Velho, era a sede do Governo da República Florentina e hoje, além de museu, uma parte do edifício é ocupada pela Prefeitura da cidade. No acesso do Palazzo podemos ver obras como o “Davi” (Michelangelo), o “Marzocco” e a “Judite e Holofernes” (Donatello), réplicas. O original do “Davi”, como disse anteriormente podemos ver na Galleria dell’Accademia, e o original de “Judite e Holofernes” está no interior do Palazzo Vecchio, onde também podemos conhecer: o Salone dei Cinquecento (Salão dos Quinhentos), o Studiolo di Francesco I , os Apartamentos dos Medici, a Sala dei Gigli, a Sala das Cartas Geográficas e a Torre de Arnolfo, com 94 metros de altura, sendo a torre mais alta de Florença.
A Galleria delle Uffizi, ou Galeria dos Ofícios, é o museu mais importante da cidade e um dos principais da Itália. Para visitá-lo se recomenda comprar o ingresso antecipadamente, ou ficará horas na fila, como eu fiquei haha. Mas, para ver obras como: “O Nascimento de Vênus” (Nascita di Venere), “A Primavera” (Allegoria della Primavera) ambas de Boticelli, além de Leonardo da Vinci, Tiziano e a “Testa di Medusa”, do Caravaggio, que é uma das obras de arte que mais gosto, vale muitoooo a pena. MUITO. Ahh… e de uma das salas deste museu você tem uma vista linda da Ponte Vecchia.
No interior do Museu Palazzo Pitti há 8 museus. São eles: a Galleria de Arte Moderna, a Galleria Palatina, o Museu da Porcelana, o Museu degli Argenti (com jóias e pratarias), a Galeria del Costume (vestuário), o Museu das Carroças, os Apartamentos Reais e o Jardim de Boboli. Passei por ele no meu último dia em Florença, e estava quase na hora do fechamento. Deu para dar uma olhada geral, mas não consegui conhecer o Jardim de Boboli, que falam que é lindo. Uma ótima desculpa para voltar, né?
Dependendo do tempo que você tem para ficar na cidade, é possível fazer um roteiro passando pelos 4 museus. Claro que vai depender das filas e do que você quiser ver. É impossível fazer os 4 museus em um único dia.
A ordem em que descrevi os museus é quase como uma rota, que pode ser seguida, e entre um museu e outro há vários outros pontos interessantíssimos para se conhecer. museus imperdíveis em Florença
Se quiser saber mais sobre Florença, ou Firenze, como é chamada pelos italianos, temos um post com um roteiro de 3 dias, e você pode acessar clicando aqui.
Como disse no início, a cidade é riquíssima em museus, então resolvi citar alguns outros importantes além dos 4. Como: o Museo Nacional del Bargello, a Basilica Santa Croce, o Museo dellOpera del Duomo, o Museo Galileo, a Casa Buonarroti, o Museu Casa di Danti, o Palazzo Nonfinito, o Museu Leonardo da Vinci, o Palazzo Strozzi etc.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva entre blogs membros da RBBV, com o tema #museumweek. Vamos dar uma olhada em quem mais escreveu sobre o assunto:
E você já conheceu um desses 4 museus imperdíveis em Florença? Curtiu? Compartilhe conosco.
Hasta luego e até o próximo post,
Diego Arena
As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…
Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…
Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…
Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…
O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…
[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…
Veja os comentários
Até hoje tenho Florença em minha alma. Cidade emblemática na História e para a humanidade. Abraço.
4 horas de fila!!!! Ah, mas vale a pena!
Dicas preciosas e inspiradoras!!
Essa região da Itália só tem maravilhosidades, né? Quero conhecer todos quando for. Adoro passear em museus!
Florença é um museu ao ar livre, de tantos lugares lindos e históricos. Lendo seu post relembrei a viagem linda que fiz. Amei as fotos.
Em Florença só tive tempo de conhecer a Galeria Uffize. Motivos para voltar é que não falta né!!!!Abraços
Itália é história demais! Não conheci Florença, mas certamente entrará no roteiro numa próxima viagem.
Dicas maravilhosas, com certeza vou conferir quando for lá!
Metade do Itinerário de Viagem foi pra Firenze rsrsrsrs. Eu ainda não, ainda! Boas dicas, anotadas!
Puxa, com 50 museus, é ótimo ter uma referência dos imperdíveis. Esse mergulho na arte deve ser incrível! Parabéns pelo post!