São Paulo tem opções de passeios para todos os gostos e bolsos. Neste post listei 10 pontos turísticos de São Paulo para se conhecer de graça. Vem com a gente conferir?!
Sumário
A Avenida Paulista é o principal ponto turístico da cidade de São Paulo. Um local que mistura a correria dos grandes edifícios comerciais e shoppings centers, a lugares mais calmos, como os museus e centros culturais. Andar pela Avenida é um passeio para um dia todo, por lá podemos visitar: o SESC Avenida Paulista (uma das melhores vistas da cidade), a Casa das Rosas, o Japan House, o Parque do Trianom, o Conjunto Nacional, o MASP – Museu de Arte de São Paulo, o IMS- Instituto Moreira Sales, o prédio da FIESP ( onde acontecem algumas exposições), o Itaú Cultural, entre tantos outros pontos turísticos.
O Mercado Municipal de São Paulo, ou o Mercadão, é conhecido por ter em seu interior diversas lojinhas que vendem de tudo, desde frutos do mar e carnes, à bebidas, frutas e legumes, temperos, balas e doces, além é claro, do famoso Sanduíche de Mortadela do Hocca Bar.
Andar pelo Mercadão é um verdadeiro tour gastronômico, mas também arquitetônico, onde vemos os vitrais que iluminam todo o espaço, além da sua fachada e arquitetura marcantes na região. Se quiser saber mais sobre o mercado recomendo o texto: Mercado Municipal, do blog Mulher Casada Viaja.
A rua 25 de Março é uma loucura, principalmente se você passar por lá próximo de datas comemorativas, como o dia das crianças e o Natal. São dezenas de lojas, onde você encontra de tudo, de tudo mesmo. Desde produtos eletrônicos, roupas, joias e bijuterias, cds, maquiagens. É praticamente a “Ciudad del Este” fora do Paraguay.
A 25, fica bem próxima do Mercado Municipal de São Paulo, além de outros pontos importantes do centro da cidade.
O Ibira, é um local para relaxar, descansar, encontrar os amigos, andar de bike ou patins, jogar um futebol, vôlei ou basquete nas quadras do parque, malhar, namorar e conhecer vários pontos importantes do parque. É possível passar tranquilamente um dia todo por lá. Além do Parque, que é gigante, dentro do ibira há a Oca, o Auditório do Ibirapuera, a Fundação Bienal, o MAB – Museu Afro Brasil, o Planetário, o MAM – Museu de Arte Moderna e atravessando a passarela, do outro lado da avenida está o MAC- Museu de Arte Contemporânea (de onde temos uma vista incrível do parque).
A galeria do Rock, está localizado no Bairro da República, e ao contrário do que o próprio nome do lugar diz, é muito mais que Rock. Lá encontramos diversas lojas de tênis, “bibelôs diversos”, cds e vinis, estúdios de tatuagens e piercings. Além disso o prédio é um dos mais famosos e conhecidos da cidade.
O Bairro da Liberdade é um dos mais diferentes de São Paulo. Todas as ruas possuem iluminação temática e aos finais de semana o local é sempre cheio. Por lá rola uma feirinha bem interessante. Quem gosta de comer comida chinesa/japonesa com certeza vai adorar passear por lá.
Quando o assunto é museus, a cidade de São Paulo não deixa a desejar. São muitos museus, cada um mais interessante que o outro, e o melhor, todos eles, pelo menos um dia da semana possuem entrada gratuita. Tenho um post completo sobre os museus para conhecer na cidade. Mas meus preferidos são: a Pinacoteca de São Paulo, o Museu do Imigrante, o MAC – Museu de Arte Contemporânea e o Museu do Ipiranga (que está em obras de restauro).
A Catedral da Sé está localizado no marco zero da cidade. Construída no estilo Neogótica, a Catedral chama a atenção de todos que passam pelo centro, sejam eles católicos ou não. Além disso ela está próxima a diversos outros pontos turísticos da cidade, como: Páteo do Colégio, 25 de Março, CCBB- Centro Cultural Banco do Brasil, o Farol Santander, entre outros.
A Vila Madalena é o cartão postal dos bares e restaurantes da cidade. Um dos pontos que está sendo bem explorado na região ultimamente é o Beco do Batman, uma viela com centenas de grafites espalhados pelos muros e portões das residências, que formam cenários ideais para tirar diversas fotografias.
O SESC Pompéia foi projetado pela Lina Bo Bardi, a mesma que projetou o MASP, na Avenida Paulista e a Casa de Vidro. Este é um dos SESCs com arquitetura mais marcante da cidade, todo em concreto com suas janelas pintadas em vermelho. Alí acontecem diversas exposições e shows. Além disso está bem próximo ao Allianz Park, o estádio do Palmeiras.
Opções de hospedagem é o que não falta na cidade de São Paulo. Escrevi alguns posts sobre hospedagens, cada um deles focados em áreas especificas da cidade: Hotéis na Avenida Paulista, Hotéis próximos ao Aeroporto de Congonhas e Hotéis próximos ao Aeroporto de Guarulhos.
Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com alguns blogs amigos com o tema Economizar em Viagens. Veja sobre o que eles escreveram:
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Paulo. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post completo sobre a cidade: O que fazer em São Paulo. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Outra dica bem bacana é o que fazer em São Paulo nas segundas-feiras, já que é um dia que muitos museus, atrações e pontos turísticos de São Paulo estão fechadas. O Blog Vamos Por Aí escreveu um texto bem bacana sobre o assunto.
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…
Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…
Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…
Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…
O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…
[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…
Veja os comentários
Adoro o Mercado Municipal!
Maaaas, nada como o bairro Liberdade hahah um dos meus lugares favoritos em São Paulo :D
Ótimas dicas. São Paulo é uma cidade cara, mas ao mesmo tempo tem opções baratas é grátis como as que você postou.
De todas, adoro a 25 de Março e o Mercadão.
Por que será? ?
É incrível como Sampa sempre se renova, é uma cidade para todos os gostos e bolsos! Eu já conheci alguns lugares da sua lista, na próxima vez na cidade quero visitar a Galeria do Rock com certeza!
Adorei as dicas paulistanas e algumas são minhas velhas conhecidas. Então ninguem pode dizer que não visita São Paulo porque é uma cidade cara. Amo São Paulo e quando chego o primeiro lugar a ser revisitado é a avenida Paulista. Da última vez fui conhecer o Farol Santander, o Instituto Moreira Sales. Caminhar no Ibirapuera também não pode faltar no meu roteiro de domingo.
Oi Diego, São Paulo é um universo de possibilidades, quantas coisas bacanas para se fazer por lá e suas dicas gratuitas deram um show aqui. Amei suas escolhas e fotos, principalmente aquela do Beco do Batman, arrasou. Parabéns, excelente post!
Que saudades de Sampa! Post muito bem escrito e bem útil para os não-paulistanos. Gostei da escolha dos lugares já consagrados (e incontornáveis). Um "must" com certeza !! Excelente.
São Paulo realmente tem muita coisa boa para fazer! Sempre tem algo novo para ver...eu, por exemplo, preciso conhecer o Bairro da Liberdade na próxima vez que voltar
Adorei as dicas e como alguns desses lugares ainda não conheço já anotei para a próxima. São Paulo é uma cidade sempre com novidades mas o melhor de tudo são as dicas gratuitas. Valeu,Diego.
Como paulista apaixonada por SP, posso dizer que você acertou em cheio nas dicas !
Ótimas dicas! Ainda faltam alguns desses lugares para eu conhecer, é uma boa desculpa pra voltar a SP, né? hahahah Dessa lista, meus lugares favoritos são a Paulista e o bairro da Liberdade!