/10 museus para conhecer em São Paulo
CCBB -São Paulo

10 museus para conhecer em São Paulo

A cidade de São Paulo possui uma infinidade de atrações culturais e museus, muitos deles bem próximos entre si, sendo possível conhecer vários em uma mesma tarde ou dia. Cada museu tem uma característica, um enfoque e recebem diversas exposições temporárias. Listamos 10 museus para conhecer em São Paulo. Vem com a gente conferir?!

10 museus para conhecer em São Paulo

Museu da Imigração

O museu da imigração funciona onde em 1886 foi construído a Hospedaria de Imigrantes, o principal local de abrigo dos estrangeiros recém chegados na cidade. O acervo é bem interessante e o mais legal da visita é conferir a exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”. Esta exposição mostra como era a hospedaria e tem o intuito de fazer compreender e refletir o processo migratório de milhares de pessoas que ajudaram a construir a cidade de São Paulo. Localizado ao lado da estação Mooca da CPTM, o Museu da Imigração funciona de terça a domingo. Aos sábados a entrada é gratuita.

Museu da Imigração
Museu da Imigração

Museu Catavento

O Museu Catavento funciona no antigo Palácio das Indústrias, que foi inaugurado em 1924. Com o passar dos anos teve diversos usos, como: delegacia de polícia, assembléia legislativa e sede da prefeitura de São Paulo. Apenas em 2007 voltou a ser destinado para o que foi projetado. Um local de exposições e museu. Hoje é um dos mais visitados da cidade e funciona de terça a domingo, com entrada gratuita aos sábados. 

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB, ou Centro Cultural Banco do Brasil, funciona em um prédio construído em 1901 no centro da cidade. Em 1927 tornou-se uma propriedade do Banco do Brasil e apenas em 2001 tornou-se um museu/ centro cultural. “O CCBB São Paulo é a 3a. instituição cultural mais visitada no País e a 68a. no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2017)“. Nele já aconteceram diversas exposições bem interessantes como: Erwin Wurm- O corpo e a casa e a exposição ComCiência, da Patricia PiccininiFunciona de quarta à segunda. Todos os dias de graça. 

CCBB -São Paulo
Fachada CCBB

Pinacoteca

A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo e está instalada no antigo Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo. No final dos anos 1990 passou por uma reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Tem um acervo focado em artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.  Localizado ao lado da Estação da Luz, a Pinacoteca funciona de quarta à segunda. Aos sábados a entrada é gratuita. 

MASP – Museu de Arte de São Paulo

Projetado por Lina BoBardi e inaugurado em 1968. O MASP (Museu de Arte de São Paulo) foi o primeiro museu moderno no país e se tornou um marco na principal avenida da cidade de São Paulo. Possui um acervo com obras de Cândido Portinari, Van Gogh e Matisse. Ao longo do ano recebe exposições temporárias, como o Aleijadinho, em 2018. Seu vão livre foi pensado para ser uma praça para a população e recebe, aos domingos, uma feira de antiguidades.  

Localizado na Avenida Paulista, bem próximo a estação Trianon MASP, o Museu funciona de terça a domingo, com entrada gratuita às terças feiras.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol, inaugurado em 2008, funciona no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.  A exposição principal do museu mostra como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da história e nossa cultura brasileira. Funciona de terça a domingo, com entrada gratuita às terças feiras. O que muita gente faz é aproveitar a visita ao museu e em sequencia ver um jogo de futebol. 

Estádio do Pacaembu
Estádio do Pacaembu

Museu da Imagem e Do Som – MIS

O Museu da Imagem e do Som, conhecido como MIS foi inaugurado em 1970 e está localizado no bairro Jardim Europa. Possui um acervo com mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, videos e cartazes. Nos ultimos anos recebeu grandes exposições como: “O Castelo Rá- Tim- Bum” e O mundo de Tim Burton, “Steve Jobs, o visionário” e “Frida Kahlo – Suas fotos”. O MIS funciona de terça a domingo e todos os dias a entrada é paga. A midiateca funciona de terça à sábado e possui entrada livre.

MUBE – Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia

Com um edifício marco na cidade, O MuBE, Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, está situado em um dos bairros mais chiques da cidade, ao lado do MIS. Foi projetado por Paulo Mendes da Rocha, ganhador do concurso de arquitetura para a construção deste museu. Seus jardins foram projetados por Burle Marx. Há várias exposições que acontecem durante o ano. Também oferece alguns cursos, estes sim pagos, sobre arte e escultura.  O MUBE funciona de terça a domingo. Todos os dias de graça. 

MAM – Museu de Arte Moderna

No interior do Parque do Ibirapuera, o MAM – Museu de Arte Moderna, fundado em 1948, funciona de terça a domingo, com entrada gratuita aos sábados. Em seu acervo, com mais de 5 mil obras, podemos conferir algumas peças de Ligia Clark e Volpi. 

MAC – Museu de Arte COntemporânea

O Museu de Arte Contemporânea da USP, funciona em um edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Com um acervo com mais de 10 mil obras é consididerado um centro de referencia em arte moderna e contemporânea.Uma das áreas mais interessantes deste museu é a cobertura, onde podemos ver grande parte do Parque do Ibirapuera e da cidade de São Paulo. A entrada para a cobertura é gratuita todos os dias da semana. Funciona de terça a domingo. Com entrada gratuita aos domingos. 

museus para conhecer em São Paulo
MAC- USP

 Mapa roteiro dos museus para conhecer em São Paulo

Outros Museus para conhecer em São Paulo

Há diversos outros museus na cidade de São Paulo, como: Memorial da Imigração Judaica, Casa das Rosas, Museu de Arte Sacra, Museu Afro Brasil, IMS – Instituto Moreira Sales, Museu da Casa Brasileira, Memorial da Resistência, Museu dos Transportes, Museu Anchieta etc.   

Blogagem Coletiva

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com vários blogs amigos sobre: Lista top 10. Não deixe de conferir sobre o que eles escreveram:

museus para conhecer em são paulo
Blogagem Coletiva
    1. Destinos por onde andei… – As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
    2. Atravessar Fronteiras – 10 coisas para fazer em Brasília de graça
    3. Foco no Mundo – O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!
    4. Contando Destinos – 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha
    5. Turistando.in – 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
    6. Viagem Lado B – O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis
    7. Vamos Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças
    8. Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes
    9. Mulher Casada Viaja – San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia
    10. Uma Viagem Diferente – 10 museus para conhecer em São Paulo
    11. Uma Turista na Nuvens – 10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca
    12. Ligado em Viagem – 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
    13. Descansa na volta – 10 praias para conhecer no Brasil
    14. Viagens e Caminhos – As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil
    15. Foco em Orlando – 10 coisas para fazer de graça em Orlando
    16. E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos
    17. De Mochila e Caneca – Os 10 principais parques de Curitiba
    18. Cantinho de Ná – Top 10 atrações para crianças em Las Vegas
    19. Imagina na Viagem – 10 cidades da França que você PRECISA conhecer!
    20. Holandesando – 10 Motivos para conhecer a Domtoren, a Torre da Catedral de Utrecht

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Paulo. E você já já passou por algum desses 10 museus para conhecer em São Paulo? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até mais e até o próximo post.

Diego Arena