/O que fazer em Palmas, Tocantins

O que fazer em Palmas, Tocantins

Palmas é a mais nova capital do Brasil, fundada em 1989. Assim como Brasília, foi completamente projetada. Vamos dar uma olhada no que podemos fazer por lá em um dia?

Cheguei em Palmas pelo Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. Como em várias outras viagens que fiz, tive pouco tempo para conhecer a cidade.

Palmas tem ruas planas, largas e arborizadas, o que facilita conhecê-la andando, mas …. se prepare para o calor. O clima é bem quente e seco, um calor bem diferente para quem está acostumado com São Paulo. Se for dar uma volta a pé, não deixe de levar uma garrafinha de água.

O primeiro lugar que visitei foi a Praça dos Girassóis, considerada uma das maiores praças do mundo e a maior praça da América Latina. É nela que estão os principais edifícios da cidade, como: o Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado do Tocantins, o Tribunal de Justiça do Estado e a Assembléia Legislativa, além das secretarias municipais.

Palácio Araguaia, Palmas
Palácio Araguaia

Nesta praça também podemos ver o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer e o Monumento 18 do Forte de Copacabana, obra do escultor Maurício Bentes, que homenageia os heróis da revolução de 1930.

Depois da Praça dos Girassóis, visitei o Shopping Capim Dourado. Afinal, indo aos locais de compras e mercados de cada região você consegue conhecer muitas coisas interessantes.

À tardezinha, resolvi ir à Praia da Graciosa, um dos principais pontos turísticos da cidade,  localizada às margens do Rio Tocantins. Chegando lá pude conferir um por do sol IN-CRÍ-VEL. A cor da água, a cor do céu, os reflexos… valeu muitoooo a pena.

Praia da Graciosa, Palmas.jpg
Por do Sol na Praia da Graciosa

Mais uma foto do por do sol, por que estava lindo mesmo.

Praia da Graciosa.jpg
Por do Sol na Praia da Graciosa

Bem próximo à cidade, há diversas cachoeiras, como: a Cachoeira do Roncador, a Cachoeira Escorrega Macaco e a Cachoeira do Evilson. Pena que não  deu tempo de conhecer nenhuma, pois já estava na hora de voltar, mas com certeza, são ótimas opções para dar uma fugidinha do calor da cidade.

Mapa da cidade com os pontos visitados:

Bom, essas são algumas dicas de Palmas. E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até mais

Diego Arena